sexta-feira, 11 de maio de 2012

Zangado por besteira, mas ainda assim zangado

Tem gente que vai dizer: "Esse cara é maluco!", mas darei minhas razões e sei que muitos entenderão, principalmente aqueles que se esforçaram muito.

Dando uma olhadinha na prova da PF para recorrer de alguns gabaritos absurdos, percebi uma bobeira minha tão grande que me motivou a escrever este post. Sou formado em informática e me sinto na obrigação de fazer muitos pontos nessas questões. Tive bastantes dúvidas em relação às perguntas que o Cespe fez na prova, mas meti a cara e respondi, mesmo não tendo certeza. O resultado foi que eu errei apenas 1 questão. O problema é que a única que errei era uma questão que eu tinha certeza da resposta (a questão que falava dos dispositivos bluetooth). Eu tinha tanta certeza de qual resposta dei àquela questão que nem me preocupei em olhar que símbolo eu havia marcado na prova  - se C de certo ou E de errado.

Putz, sabem o que fiz? Li a questão, disse para mim mesmo "Está errado" e marquei um C. Isso mesmo, julguei a questão como Errada e marquei-a como Certa. Dá pra acreditar nisso?

É aí onde muita gente deve estar pensando: "Sim, mas e daí, cara, você tirou 84, mesmo errando essa questão. Você está passado na prova objetiva.".

A você que compartilha de tal pensamento, pergunto: "Você gostaria de ter uma nota que não representa o que você sabe?" Pois é, acho que não. Julguei uma questão corretamente e, ao invés de ela contar como mais um ponto em minha nota, ela contou como menos um. Putz, eu queria ver minha nota como sendo 86. No dia da prova, saí da minha casa para acertar o maior número de questões possível e esse número era 100 questões certas e não 99, como aconteceu. Isso é frustrante para mim.

Quando tiramos uma nota que nos "assegura" uma colocação dentro das vagas, a única coisa que importa é a colocação no concurso. Quanto maior a nota, mais notável o feito. Esta notabilidade não muda muita coisa em relação ao concurso (ou seja, com 86 ou 84, eu provavelmente estarei entre os 500 primeiros). Mas procurem entender que esta mesma notabilidade massageia meu ego e serve para me mostrar o quanto vale a pena estudar, o quanto é gostoso ver um trabalho árduo recompensado com uma nota bem alta.

Bom, quase todo mundo faz alguma besteira numa prova, essa foi a minha e tenho que aceitar isso.

OBS: não me interpretem mal. Em momento algum esqueço das minhas reais condições no concurso. Não estou  passado em NADA. Tudo pode acontecer (até perderem meu gabarito e eu ter nota zero!!!). Quando falei "assegura" (em destaque no texto) estou referindo-me simplesmente à prova objetiva. Tenho plena consciência de que posso ser reprovado na redação, físico, psicológico, médico e por váááários outros motivos. Então, quando eu falar qualquer coisa sobre aprovação, saiba que estou falando da objetiva.

Saudações a todos e quem quiser entrar em contato comigo pra falar sobre qualquer coisa é só escrever e-mail para smithgrind.rox@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário